EXPERIMENTOS

O ensino de química é semelhante ao de qualquer outra matéria, não sendo restrito a mentes superdotadas. Existem maneiras de como estimular adolescentes, jovens e adultos a desenvolver um bom aprendizado em química.
O objetivo deste trabalho é utilizar materiais simples, do uso cotidiano em atividades experimentais visando despertar o interesse dos alunos na disciplina.
Durante 15 anos de magistério verificou-se que usando materiais simples como água, óleo, álcool, sal, tacos de madeiras e vasilhas plásticas ficou mais fácil e atraente explicar assuntos fundamentais no aprendizado de química. Para classes do ensino fundamental e médio explicar assuntos como: sistema homogêneo, sistema heterogêneo, densidade de sólidos, densidade de líquidos, misturas. Tornou-se mais fácil usando esses matérias junto com os equipamentos e vidrarias disponíveis. No ensino médio observamos que assuntos como estrutura atômica, leis da química, funções orgânicas precisavam de algo que motivasse os alunos, e com isso despertassem um maior interesse pelo assunto. Para explicar estrutura atômica, foram montados alguns experimentos baseados na experiência de Tales de Mileto “Pêndulo eletrostático”. Usando bolas de isopor, linha, água, álcool, açúcar, sal, raio de bicicleta e um condutivimetro.
Para as leis da química, foram feitos experimentos usando água, sorrisal, vasilhas de plásticos descartáveis e uma balança. No caso das funções orgânicas foi feito experimentos que envolvessem filmes ou assuntos de destaque na mídia, como adulteração da gasolina, produção de álcool, fabricação de bebidas destiladas, bebidas fermentadas, sabão, sabonete, água sanitária e perfumes. Ao fim de cada experimento foi pedido aos alunos um relatório, onde se pedia que o aluno descrevesse o procedimento, respondessem questões relacionadas ao experimento e uma conclusão.

Todos os experimentos foram realizados em sala de aula de forma demonstrativa. Porém os alunos podiam repeti-los facilmente. Com isso observou-se maior interesse pela química e um aumento considerável nas notas bimestrais. Desta forma conclui-se que: o ensino da química tornou-se mais fácil e menos complicado com metodologias simples e com experiências praticas e rápidas de fácil compreensão.

Profº Carlos Alberto